quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

PODE VIR QUENTE...O RIO FERVEU!

O verão ainda não acabou, mas a 14ª semana de moda do Rio de Janeiro já pontuou as tendências para o outono-inverno de 2009, e eu fiz um compacto e vou contar tudo aqui, e eu não me esqueci de vocês não viu...HOMENS! Com uma releitura dos Arcos da Lapa, a Marina da Glória foi vestida pelo diretor de cinema Ricardo Nauemberg, dando um ar de arte contemporânea. Com o tema “Rio, Caleidoscópio Cultural Brasileiro”, o Fashion Rio mostrou a convivência de diversos estilos e linguagens. O Rio é leve... é Bossa, com isso se inspiram na tropicalidade, boemia e toda a diversidade cultural que o Rio oferece.

TENDÊNCIAS DE ESTILOS
Os estilistas se inspiraram em referências étnicas como cowboys norte-americanos, índios, roqueiros, releituras da moda 80’s e até referências em blogs, revisitando o street fashion. Um mix de estilos onde ninguém vai ficar de fora, ou seja, as tendências estão para todos os gostos.

Calças coladas ao corpo no estilo “jogging”, amplas de modelagem solta com a saruel. Os vestidos continuam com força total, mas agora ganham modelagens mais secos, com volumes nas mangas, bustos e quadris. Cinturas estão mais acentuadas, demarcando a feminilidade. As mulheres podem continuar apostando no corte de cós alto, tanto para calças, quanto para shorts e saias. Coletes, paletós sequinhos, casacos com capuzes, tops desconstruídos, trench-coats e capas vem com tudo.

Trabalhos manuais voltam à cena com bordados, aplicações, franjas, tressê, colagens, crochê, babados e laços. Para complementar o style, muitas sobreposições e misturas de cores sóbrias e flúor para quebrar a monotonia.
Os looks "country" e étnicos ganham estilizações para compor o figurino das mulheres e homens cosmopolitas, apostem nisso. Cada vez mais o oriente invade o ocidente com sua cultura.

O conforto e a praticidade continuam em alta, e por isso o jeans continua sendo o “queridinho” da maioria das tribos, e vem com lavagens acentuadas e ganham aparências acetinadas, “sujas”, muitos detalhes em calças, coletes, macacões e jaquetas.

E como todo o inverno, as estampas em xadrez continuam reinando, com novas formas, misturas de cores e ganhando cada vez mais espaço em diferentes peças e estilos, principalmente com a mistura de “patchwork” nas combinações.
Mas o must have das it girls serão as jaquetas de couro, gastas...deixando o estilo cool e despojado.

TECIDOS e TEXTURAS
Seguindo a onda “eco-friendly”, muitas marcas mostraram peças ecologicamente corretas, texturas diferenciadas, tranformando até paetês que são feitos de plástico... em paetês feitos com tecidos, cores inspiradas na natureza, peças feitas com fibras de bambu, linho, lãs orgânicas, couros ecológicos e tecidos de algodão.

A aposta fica na mistura antagônica dos tecidos nobres e tecnológicos, fazendo com que as combinações e texturas sejam surpreendentes, como a mistura de tricô com couro, organza, tule, rendas, seda, veludo, neoprene, moleton, lãs e malhas.

Outro destaque fica por conta das peças texturizadas por plissês, pregas, amassados, tecidos empapelados e desconstruções. Elementos geométricos, pontos de luz, grafismos e estampas digitais deixam as peças menos pesadas.

CORES
O preto, que também é conhecido como “black-for-ever” é sempre a cor predileta da estação, mas as coleções inovaram com cores inusitadas. Veja a paleta de cores que o BOOM! captou do Fashion Rio:
- variações de cinza, chumbo
- marrom, café, chocolate, terrosos, ocre
- pink, rosa boreal
- cru
- roxo, uva, lilás, púrpura, fúcsia
- vermelho, vinho
- azul marinho, azul cobalto
- nude, off-white, neve, água, marfim, cru
- ouro velho
- laranja
- verde, verde-escuro, verde musgo

Aproveite as dicas e inspire-se para arrasar na próxima estação, e enquanto isso eu continuo antenadíssima na São Paulo Fashion Week para trazer mais tendências para você. Fique ligado no BOOM!
Por Ida Kazue (BOOM!)
Fonte: site Fashion Rio

5 comentários:

Mayana Carvalho disse...

Gostei muito da proposta do blog!
E amei muito ficar por dentro da semana de moda do Rio ;D

Beijos

Ida Kazue disse...

Opaaa, obrigada Mayana!!!

Apesar de não ir ao Rio para acompanhar de pertinho, eu fiquei atenta a tudo!

E fique de olho no BOOM! que logo mais terá novidades e tendências da SPFW!

Super Bjks

0ooALEoo0 da silva sauro ximba disse...

aeeee Ida vc não se esqueceu de nós homens desta vez, legal demais!!! kkkkkkkkk

ta muito bacana o seu post

Ida meus parabéns

boom boom boom <<<< cada vez melhor

Anônimo disse...

Aêee Idaaa!!!
Maravilha de matéria!
Poxa... jura q o cós alto ainda tá em "alta"? Achoo horrível! uahuahau
Parabéns pelo BOOM povo!
Beijãos da Rakky &*

Aline Kamaroff. disse...

Adorei o post, muito boooomm ter um resumão assim.
beijos.