quarta-feira, 10 de março de 2010

ELIÉSER, DESPREZADO? ... E OS CHIMPANZÉS DE BIAL

Voltei povão; e pronto, fim de papo né? A história do BBB acabou antes mesmo do programa terminar, e não é por falta de competência da produção e direção do programa, mas do próprio público.

Nós, os chimpanzés bem parecidos com os confinados ali, ouvimos na última noite um discurso que, até o momento, me pareceu parte afronta aos confinados, um sinal de desprezo aos que ficaram e um aviso a nós, os “navegadores” da nave Big Brother. Pedro Bial anda afiadinho, vocês não acham? Cheio de recados sobre antropologia (pudera, o discurso é trecho de uma obra de Richard Wrangham) e observações sobre o confinamento, o comportamento e a psicologia dos confinados e do público, o apresentador do reality simplesmente dispensou dirigir suas palavras ao eliminado da noite, Elieser, por quem Bial sente visível antipatia.



O engenheiro agrônomo paranaense não teve uma das passagens mais brilhantes das últimas edições do programa, isso hei de reconhecer. Eli não estava tão focado no jogo, mas na sua relação com Cacau. Mas ele protagonizou cenas que renderam audiência, como por exemplo a discussão com Lia, que adora um “close” e pegou o capirão de jeito quando questionou a veracidade dos sentimentos do grandalhão por seu grande amor na casa, a empresária já eliminada Cacau. Ele ajudou na cena do “bolinho da discórdia”, quando chamou Lena de “feia dos dois lados”. Ele se mostrou um rapaz bem humorado, um pouco estourado, apaixonado e, desse jeito, foi mordendo lideranças, até receber o anjo.

No final, Eli deixou sua marca no programa como “o banana”. E pela cara de Dourado logo depois da eliminação, ele já pescou que a bola tá com ele e ninguém mais tira... ou o Dicesar será que ainda consegue?



Eu não estou mais aqui para criticar os jogadores ou o jogo, mas o público. Mas hoje eu gostaria de falar um pouco sobre como sai um BBB do jogo. Eli diz que vai ter que agüentar a fama de “bananão”. Mas isso não caberia a nós julgar ao invés de ouvirmos do apresentador e repetirmos?



Eu tenho uma opinião já formada sobre Elieser. Mas ao que me parece, a preferência de Bial têm interferido negativamente na expressão de opiniões dos telespectadores. Fique claro: Bial tem todo o direito de falar o que quiser lá, afinal é ele que acompanha, junto de produção, edição e direção, o discorrer de todas as tramas da “novela” que é o BBB. Não acho errado ele tomar partido de um participante ou outro. O que me espanta é como o público vai na dele sem pensar duas vezes. Entre a cabeça de girico do Dourado e a “bananice” do Eli, eu prefiro o Eli por uma série de motivos, que eu, como telespectadora, avaliei. Os motivos da minha simpatia por ele são meus, não são do Pedro Bial, da edição do programa, da Lia...

Eu já falei antes aqui: é um jogo psicológico forte, emocional forte, uma prova de resistência de três meses. Mas engana-se o público achando que é só para quem está disputando o prêmio final. Ontem Bial citou e eu não lembro direito das palavras dele, mas é um paradoxo imenso: ao mesmo tempo que é uma idiotice ver um bando de marmanjos ali confinados, é um jogo especialmente de equilíbrio mental. E o público é experimentado a cada edição. E apesar dos lados diferentes na preferência nacional, o público é testado dentro do que opina, no momento da votação. Nós só nos simpatizamos com aquilo que nós nos parecemos, isso é provado cientificamente. Minha simpatia é de Serginho, Dicesar, Cadu e Elieser. Só homens né... Eu me pareço um pouco com cada um deles. E aí vai mais uma opinião pessoal: se o público gosta da Lia, do Dourado e da Maroca, o que isso significa?

3 comentários:

Gisele Santos - Redação MRC disse...

Eu achei boa parte do discurso do apresentador direcionado ao público, principalmente ALGUNS (senhoras casadas, homens barbados, molecada) da torcida fanática do Marcelo e seus miquinhos adestrados. O jogador Marcelo fala e os miquinhos aqui fora - como se vissem em um espelho (se indentificam) - repetem tudo e fazem até pior, prova disso são as comunidades no Orkut com apologia a violência, homofobia, fora blogueiros e jornalistas ameaçados de morte, só porque não torcem pelo moço, etc, etc. [isso foi publicado em vários veículos de imprensa] BBB10 virou sinônimo de Marcelo e seus miquinhos adestrados, mas eu acredito que o lutador não está tão em alta e logo que não interessar mais para os lucros da emissora será desovado. A final está chegando e provavelmente veremos a queda do herói de barro no chão, não vai restar caco sobre caco desse adestrador de miquinhos.
Outra parte da fala do apresentador foi com mil dicas principalmente pro senhor Marcelo, cuidado com quem você está se aLIAndo, não existe amigos, o jogo começa agora, estão próximos da bufunfa bla bla bla

preta pretinha disse...

primeiro naõ acho o eli banana ninguem recusa anjo foi dourado que prantou isso pra naõ aceitar e infelizmente tanto nos quanto a midia vai atras o dourado simplesmente naõ queria votar na cacau pq ja sabia que ela era opcaõ da casa queria ter eli pra votar de todo o jeito se naõ fosse o anjo os dois iria quem garante e nos nunca saberemos que ela [ cacau] sairia pq entre os dois eu acho que ela sairia perdendo de toda forma e ainda sairia como traidora se naõ desse o anjo p ele. sairia

David Novaes disse...

Dourado não ganha! E ele foi covarde em ter aceitado o colar da Joseane, depois massacrou o Eliéser que aceitou o colar da Cacau, tudo isso porque ele queria se livrar do paredão e jogar o casal pra sofrer mais. Não acreditei nesse casal, mas ele mostra que passa por cima de tudo e todos. Quando Dourado sair, Bial vai ter que falar "vem Dourado pagar teus processos aqui fora".