quinta-feira, 12 de março de 2009

DOCUMENTÁRIO SOBRE FILME DE GLAUBER ROCHA ESTREIA NOS CINEMAS DO RIO, SÃO PAULO E SALVADOR NO DIA 27 DE MARÇO

Em homenagem aos 70 anos que Glauber Rocha completaria, se estivesse vivo, no dia 14 de março, a Associação dos Amigos do Tempo Glauber apresenta a “SEMANA GLAUBER ROCHA – 70 ANOS” com a exibição de alguns de seus filmes e documentários sobre seu processo de criação, leituras de cartas e textos pertencentes ao seu acervo, além de apresentações musicais e de grupos de teatro, entre outras. A programação, na semana de 16 a 20 de março, acontece na sede do Tempo Glauber, no Rio de Janeiro, Rua Sorocaba, 190, em Botafogo.

Ao longo de sua vida, como artista, intelectual e cidadão, Glauber Rocha viveu intensamente, produzindo uma densa obra que o transformou numa das maiores personalidades do século XX. Sua filmografia, com 10 longas e 8 curtas, teve como compromisso os impasses cruciais de seu tempo e a luta pela liberdade, no Brasil, na América Latina, na Europa e na África.

Ideólogo do movimento Cinema Novo, Glauber revolucionou a linguagem do cinema contemporâneo. Sua expressão artística influenciou movimentos políticos e culturais dos anos 60 como "Maio de 68", na França, e o "Tropicalismo" no Brasil, entre outros. O diretor deixou um precioso legado de idéias e criações; impressas em filmes, vídeos, livros e uma extensa produção que ainda hoje permanece inédita – poemas, desenhos, peças de teatro, romances, roteiros de filmes não realizados. Este patrimônio cultural está depositado no Tempo Glauber, sediada no Rio.

Ainda como parte das homenagens ao cineasta, “Anabazys”, de Paloma Rocha e Joel Pizzini, chega às telas dos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, a partir de 27 de março. Para sua versão cinematográfica, o filme conta com o patrocínio da Infraero e com a co-Produção do Canal Brasil, CTAv/MINC e PóloFilme. O documentário é um inventário poético sobre a gênese, a erupção e a ressonância de “A Idade da Terra”, filme de Glauber que anunciou em 1980 a revolução audiovisual contemporânea. “Anabazys” – premiado no festival de Brasília e com passagens em festivais internacionais - é o filme-testamento sobre a gênese de “A Idade da Terra” (de Glauber Rocha) e recria a memória, o método e o contexto político de sua produção como forma de amplificar a percepção do cinema de Glauber. O título faz alusão ao nome dado pelo autor a uma das primeiras versões de seu roteiro original. Neste ensaio, há cenas inéditas extraídas das 60 horas encontradas do material bruto não aproveitado na montagem final de "A Idade" e que flagram a dicção delirante de Glauber nas filmagens.

Programação da Semana Glauber Rocha – 70 anos

16/03/09 – 2ª feira
às 15h - Leitura do texto “Senhor dos Navegantes”, de Glauber Rocha, com o grupo Tropa de Palhaços de Quinta
às 17h - Exibição do filme “Barravento Visto Por...”, de Paloma Rocha e Joel Pizzini -
às 19h- Exibição do filme “Barravento”, de Glauber Rocha -
às 21h- Apresentação musical de AVA

17/03/09 – 3ª feira
às 15h - Exibição do filme “Rocha que Voa”, de Eryk Rocha
às 17h- Exibição do filme “Diário de Sintra”, de Paula Gaitán

18/03/09 – 4ª feira
às 15h -- Leitura do texto “A Conquista de Eldorado”, de Glauber Rocha, com o grupo Nós do Morro
às 17h- Exibição do filme “Depois do Transe”, de Paloma Rocha e Joel Pizzini –
às 19h- Exibição do filme “Terra em Transe”, de Glauber Rocha -
às 21h -Apresentação musical de Negro Leo Trio (com os músicos Leonardo Campelo, Gabriel Balleste e Daniel Fernandes) - às 21:00h

19/03/09 – 5ª feira –
às 15h - Exibição do filme “Milagrez”, de Paloma Rocha e Joel Pizzini
às 17h- Exibição do filme “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha -
às 19h- Debate sobre preservação, restauração, difusão e memória da obra de Glauber Rocha com Hernani Heffner, Fábio Fraccarolli, Mônica Paixão, Mauro Domingues e Paloma Rocha

20/03/09 – 6ª feira –
às 14h - Leitura do texto “O Destino da Humanidade”, de Glauber Rocha, com grupo Teatro de Extremos
às 16 - Exibição do filme “A Idade da Terra”, de Glauber Rocha -
às 19h- Cineclube Espaço Utopya, Curadoria Dario Gularte, com exibição dos filmes: “Depois das 9”, de Allan Ribeiro; e “Joanna Francesa”, de Cacá Diegues - (debate com os diretores e homenagem ao cineasta Glauber Rocha)

E, entre os dias 2 e 20 de março, está sendo realizada uma rifa, no valor de R$5,00, para dois sorteios do Kit Glauber (1 caixa Coleção Glauber Rocha – Fase 1 + catálogo Glauber Rocha: Uma Revolução Baiana + 1 cartaz do filme Barravento).

Sobre Glauber Rocha
Glauber Rocha nasceu em Vitória da Conquista, Bahia, em 14 de março de 1939. Estreou no cinema com o curta experimental “O Pátio”, em 1959. No ano seguinte, rodou o seu primeiro longa-metragem: “Barravento”. O filme que chamou a atenção da crítica e já evidenciava o talento do diretor. Em 1963, Glauber realiza aquele que seria considerado o divisor de águas do cinema nacional: “Deus e o Diabo na Terra do Sol”. Desde então, a polêmica se tornou uma rotina a cada um de seus filmes. Ao todo, o cineasta fez 11 longas e seis curtas, tendo a luta pela liberdade como tema recorrente. Glauber, que também ficou consagrado por obras como “Terra em Transe”, “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, “O Leão de Sete Cabeças” e “Câncer”, entre outras, acumulou prêmios ao longo de sua carreira. O diretor morreu de septicemia, no Rio de Janeiro, no dia 22 de agosto de 1981. A obra intelectual e artística de Glauber compreende hoje uma ampla documentação, incluindo romances, vídeos, poemas, peças teatrais, pinturas e desenhos, cujos originais estão depositados no Tempo Glauber, centro cultural responsável pela preservação do vasto acervo do cineasta baiano: http://www.tempoglauber.com.br/

Fonte: Belém Com

Um comentário:

0ooALEoo0 da silva sauro ximba disse...

GLAUBER ROCHA é fera mesmo

Brasil também tem cineastas de renome internacional

baum demaisss