quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

ALANIS MORISSETTE AGITA SEIS MIL PESSOAS EM SÃO PAULO COM HITS DAS ANTIGAS

Gisele Santos
Entre poucas luzes coloridas, prevalecendo clima de escuridão, às 22h20, do último 03 de fevereiro, Alanis Morissette podia ser ouvida cantarolando apenas um trecho de “The Couch” – dividida em três partes executadas em momentos diferentes durante o espetáculo. O público enlouquecido gritava esperando a canadense adentrar o palco da Via Funchal (SP) que estava com lotação máxima. Ela entrou em cena com "Uninvited" (trilha do filme "Cidade dos Anjos") e fez bater muito forte o coração de cada um dos seis mil presentes. E essa histeria toda tem motivo, pois muitos fãs esperaram uma década para Alanis voltar a pisar em solo paulista.

Agora vegetariana, opção alimentar que ajudou a artista emagrecer 10kg, Alanis (34) exibiu ótima forma vestindo roupa preta e roxa. O repertório de 1h30 foi concentrado em hits das antigas, plano de ação certeiro para agradar fãs de carteirinha e os curiosos de plantão, entre eles: "All I Really Want”, “Perfect”, "Head Over Feet" (todas do terceiro CD da cantora, "Jagged Little Pill", 1995). Do recente CD "Flavors of Entanglement" (2008) ela cantou cinco músicas.

Algumas versões acústicas que Alanis apresentou no Domingão do Faustão (TV Globo), do último domingo (01), também fizeram parte da set list em São Paulo: "Hand In My Pocket", "Underneath" e "Everything". Lembrando que dos onze discos já lançados pela cantora, dois deles são acústicos - “MTV Unplugged" (1999) e "Jagged Little Pill Acoustic" (2005) - e outro é uma coletânea "The Collection" (2005). Ainda falando sobre o programa “Domingão do Faustão”, é bizarro ver esse tipo de jabá, além do apresentador Fausto Silva falando errado o nome da cantora o tempo inteiro.

Mesmo percebendo que durou pouco tempo, alguns até reclamavam, todos participaram em coro durante o Bis. Também não era pra menos, Alanis deixou para o fim - talvez pra ficar o gostinho de quero mais - "You Learn", "Ironic" e "Thank You". Foi emocionante! Muitos fãs choravam entre a platéia. Impressionante também a quantidade de máquinas fotográficas e celulares registrando tudo e os pobres fotógrafos profissionais sem espaço para fotografar, ou seja, sem direito de trabalhar adequadamente.

E não somente o show relembrou o começo da carreira, desde o primeiro CD "Alanis" (1991), pois a moçoila continua com a mesma energia no palco igual quando começou há 20 anos atrás. Explora muito bem o palco andando de um lado pro outro, pula, sacode os cabelos que voltaram a ser compridos, além da voz impecável transferindo ao vivo da mesma maneira que fez em estúdio. Mas dessa vez vimos uma Alanis mais calada, não interagiu muito com a platéia, limitou-se em dizer alguns ‘obrigados’ em português.

Alanis e o Brasil

A maior frase dita por Alanis no show: "É incrível estar aqui em São Paulo, sentimos saudade". E realmente ela já tem extenso histórico de visitas aos brasileiros e nessa última aproveitou bem mais, pois sua agenda foi confirmada em onze cidades. Ela até alimentou botos, mergulhando ao lado deles, na Amazônia.

Essa foi a sexta vez que Alanis veio ao país. A primeira aconteceu em 1996 para apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro – rendendo até convite para participar da novela “Malhação” (veja o vídeo). Em 1998 ela fez showcase para convidados em São Paulo. Na terceira vez fez shows no Rio e em Sampa (1999). Voltou ao país em 2002 para outro showcase, mas dessa vez gravado exclusivamente pela equipe do “Fantástico” – no Rio, dentro do Projac (onde reúne boa parte dos estúdios da Rede Globo de Televisão). Em setembro de 2003 Alanis tocou no “Brasília Music Festival” e esteve em São Paulo apenas para entrevista coletiva em um hotel – na época ela exibia curtas madeixas e falou aos jornalistas que estava envelhecendo e encarava a mudança como algo natural (veja foto).

SET LIST
01-"The Couch" (1ª parte - intro)
02-"Uninvited"
03-"Versions of Violence"
04-"All I Really Want"
05-"The Couch" (2ª parte)
06-"Not The Doctor"
07-"Not As We"
08-"Head Over Feet"
09-"The Couch" (3ª parte)
10-"Sympathetic Character"
11-"Perfect"
12-"Moratorium"
13-"You Oughta know"
14-"Tapes"
15-"Hand In My Pocket"
16-"Underneath"
17-"Everything"(Bis)
18-"You Learn"
19-"Ironic"
20-"Thank You"

por: Gisele Santos (texto) - Stephan Solon - Via Funchal (fotos)

7 comentários:

Bruna Fernandes disse...

ahhhhhhhhh amo Alanis *.*

queria ter ido no show

eu vi uma reportagem dela com um papagaio rsrs,andando de barco...ela ta curtindo o Brasl msm

Bjo

alexandramatias2009 disse...

eu queria ter idoooooooo

chuif chuif :'(

0ooALEoo0 da silva sauro ximba disse...

alanis é fera demais mesmooo

caraca a foto com todo mundo de cameras na mão ta chic demais kkkkkk
gi mais uma fez vc mando bem demais
sou seu fã demais da conta sô kkkk

raphaelministry disse...

parabéns gisele a tua resenha nos faz visualizar como foi o show
principalmente quem não pode pagar tão caro por esses ingressos principalmente de shows gringos e eu fico indignado pq conheço gente que deixa nde comer no mes pra pagar e deixa até iflho sem leite
igual acontece no c arnaval
eita brasil viu

Fabiano Souza disse...

faltou tanta música nao sei pra que fazer show tao curto pra faltar tanta coisa ainda

barabarinha disse...

ela é metida a besta
ignorou muita gente
bem feito que levou chifre do marido ahahahah

bebeto sampaio disse...

matéria massa ! você podia escrever em revistas!