terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL PELA EDUCAÇÃO

Organização ministra cursos e oficinas abordando temas relativos ao meio ambiente


A conservação do meio ambiente através da educação e conscientização ambiental é a proposta principal da UMAPAZ (Universidade Aberta de Meio Ambiente e da Cultura da Paz), uma organização pública que oferece, através de cursos, palestras e oficinas gratuitas, maneiras diferenciadas para uma melhor convivência entre o ser-humano e os recursos naturais que o planeta disponibiliza.

Concebida em 2005 e com atividades iniciadas em 2006, a UMAPAZ é um projeto da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo e sua sede física fica dentro do Parque do Ibirapuera, ponto de referência em relação à atividades culturais e ambientais.


A idéia inicial surgiu após a observação de experiências similares em outros países, como a Universidad Livre Del Ambiente, em Córdoba, Argentina; a U-Peace da Costa Rica; e a Schumacher College, na Inglaterra. No Brasil, já existe uma universidade aberta que complementa o ensino formal: é a Unilivre – Universidade Livre de Meio Ambiente, em Curitiba, Paraná. Diferente da UMAPAZ, que tem o apoio da prefeitura, a Unilivre é uma ONG, a primeira que implantou programas de conhecimento sobre meio ambiente e sustentabilidade urbana no país.

Para a coordenadora da UMAPAZ, Rose Marie Inojosa, doutora em Saúde Pública, o diferencial da UMAPAZ está na forma de abordagem e no contexto no qual a organização está inserida. “Nós da UMAPAZ focalizamos a nossa realidade, nosso contexto social e ambiental”, disse ela. “É um trabalho diferente das organizações internacionais aqui, especialmente por nossa rica biodiversidade”. Para educar os participantes, que se inscrevem gratuitamente nos cursos, palestras e atividades – distribuídos entre a semana e também aos sábados e domingos –, Marie conta que trabalha em duas frentes principais. “Trabalhamos com a interligação da convivência humana com o meio ambiente, que é inevitável hoje, e com a sensibilização e conscientização das pessoas a respeito das preservações ambientais que são necessárias”, assinala ela.

Desde sua concepção, a UMAPAZ opera por meio de uma rede de parcerias de conteúdo com a U-Peace, Unesco, Grupos Ecobairro, entre outros, onde profissionais, professores e especialistas ministram atividades. Sobre o retorno do trabalho, Rose Marie está contente. “Como todas as atividades são gratuitas, temos bastante procura. As pessoas se inscrevem e, para alguns cursos, temos que fazer seleção. Se a pessoa cumprir 80% de presença no curso, ela ganha um certificado”, explica.

Outro ponto importante é a preocupação não só de informar, mas também formar a consciência ambiental desde cedo. Para isso, Rose Marie destaca um programa direcionado às crianças. “Escolas públicas ou particulares agendam atividades e então fazemos o que chamamos de ‘Aventura Ambiental’: primeiro, um profissional vem para conversar com as crianças e depois elas passeiam no Parque do Ibirapuera. É um passeio com ‘valores’, que apresenta questões como a preservação dos animais”.

As tarefas contribuem para a educação da população. Rose Marie considera a UMAPAZ um passo inicial, mas que pode ser expandido. “Tentamos, numa escala ainda pequena, contribuir para a construção de uma consciência ambiental”, declarou. “Esperamos que as pessoas que participam das atividades disseminem a informação. É como uma sementinha, que esperamos que seja levada e plantada em outro lugar”.

Os interessados em participar das atividades promovidas podem ver a programação pelo site
www.prefeitura.sp.gov.br/umapaz. O contato pode ser feito pelo telefone 5572-1004, pelo e-mail umapaz@prefeitura.sp.gov.br, ou ainda fazendo uma visita pessoalmente na Av. IV Centenário, 1268, acesso pelo portão 7-A, Parque do Ibirapuera.



▪ Por Gustavo Dittrichi

2 comentários:

Ana Paula Motta disse...

Amei esse Blog,fez essa senhora,formada há exatos 20 anos, ter saudades da época da faculdade onde editadava um jornal(mural) chamado A Coisa. A proposta era parecida mas a ferramenta,quanta diferença... afinal mal tínhamos uma rádio mal das pernas e a redação era cheia de máquinas velhas,rsss.
Beijinhos e boa sorte...Ah passem lá pelo meu cantinho Todos os Sonhos de Abril
www.clube-de-leituras.net//blogs/apaulamott

Gisele Santos - Redação MRC disse...

uiaaa aninha, bjão, valeu pela força!

guuu, todas nossas matérias vieram pra cá ne´kkkkkkk moooooito BOOM!

bju