quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CINEMA - GENTE GRANDE


Após trinta anos, cinco amigos se reencontraram para o funeral do ex treinador de basquete. Como era feriado, resolveram 'repousar' com seus familiares (filhos, esposas) na mesma casa do lago - onde ficaram quando aconteceu um campeonato na adolescência.

Lendo o primeiro parágrafo alguém pode pensar que se trata de mais um besteirol americano com gostosas, nerds, um time de basquete, piadas sem graça, etc. Sim é um 'blockbuster' ou sessão da tarde com esses ingredientes, mas a comédia “Gente Grande” – produzida por Adam Sandler e Jack Giarraputo - consegue arrancar boas risadas do começo ao fim, principalmente por conter piadas rápidas e bastante humor ácido. É impossível não se identificar pelo menos com uma situação: guerra dos sexos (mostrando que os homens demoram mais tempo pra amadurecer), preconceitos, deboches, travessuras, falar a verdade ou mentira, conflitos familiares.

Todas as cenas são muito bem entrelaçadas e as coisas não param de acontecer, envolvendo a platéia completamente. O único problema é que o longa escorrega do humor para o ‘lenga lenga hollywoodiano’ - lição de moral - que devemos valorizar amizade e família e amor, e que na vida às vezes é necessário perder para ganhar. Dispensável, pra não dizer perda de tempo, para um filme rotulado como comédia e não auto-ajuda.

Boa parte do elenco (Adam Sandler, Rob Schneider, Chris Rock, Kevin James, David Spade, Tim Meadows) consegue passar ao telespectador que está muito à vontade - como se tivesse chegado para gravar do jeito que quisesse, bem natural. Nada robótico ou decorado e muito menos óbvio.

Nota 8,5

Assista ao trailer

Nenhum comentário: