quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DUAS SEMANAS E MEIA DE AMOR... E A CASA EM PÉ DE GUERRA (?)

por Juliana Negri

Eu nunca disse que era avessa a reality shows. Na verdade, dependendo de qual for, eu simplesmente não desgrudo mais da TV. É o caso dos globais “No Limite” e “Big Brother Brasil 10”. A décima edição do programa parecia até que não engataria por conta da velha fórmula, dos manjados líder e anjo, das estalecas e das participações dos confinados em aventuras fora da casa. Ledo engano. Boninho e sua trupe deram fôlego novo ao formato, incluindo nas primeiras semanas a divisão dos participantes por “tribos”, e marcaram a ferro quente virtual os rótulos de cada grupo de personalidade / culturas dentro da casa. Ponto pra eles. Inovaram mais: jogaram lá dentro dois ex-participantes de edições anteriores e que foram, no mínimo, polêmicos: a ex-miss Joseane e o lutador Dourado. Mais um ponto. E o ponto extra seria em minha opinião se no lugar da ex-miss tivessem conseguido enfiar Natália, Fani ou até mesmo o doido do Rafa.

E falando em pontos, nesta semana, a eliminação da twitteira Tessália (@twittess) colocou, no mínimo, um ponto de interrogação do tamanho da casa na cabeça de participantes como Michel, o namorado da moça durante duas semanas e meia. Ele há dois dias anda de luto pela saída de sua amada e mal imagina o tamanho do problema que deve encarar ao sair da casa.

O jogo até então estava “truncado”, com poucos e óbvios movimentos vindos dos brothers, que a cada novo paredão, tentaram sem sucesso eliminar os dois ex-bbbs reciclados. Joseane saiu e Dourado ficou, e arrebatou o público como deveria ter feito da primeira vez em que esteve no reality. As melhores cenas até ali foram as protagonizadas embaixo do edredom entre "Tess" e "Alfie" e dois barracos moles: de Lia com Lena e de Anamara com Eliéser. Fato que os 14 que estão na casa hoje são todos donos de personalidades fortes, quase que muito parecidos um com o outro, causando explosões catastróficas por conta de bolinhos de soja. E por fora de tudo isso, quem vinha mordendo e “pescando” (mesmo que de maneira errada) o jogo era a mocinha twitteira, que foi meiga nos primeiros três dias de confinamento e, finalmente, mostrou a que veio. Costurando uma estratégia aqui, isolando-se dali, formando um casal icônico, Tessália acabou pegando a estrada errada justamente ali, na primeira semana, quando se engraçou com Michel. Se atrapalhou e atrapalhou o amado ao mesmo tempo. A popularidade do publicitário, que já não era das maiores, despencou vertiginosamente, e ele tornou-se o pivô de encrencas do lado de fora, com a ex-namorada Karen Pila e os amigos do brother aos tapas virtuais na imprensa.

Fica difícil, eu diria até quase impossível que a grande maioria que a eliminou acredite no que ela vem declarando do lado de fora da casa – que não houve cena de sexo, que ela não foi “ela mesma” na casa, que ela jogou com o coração e que não fazia idéia de que Michel era comprometido. Eu venho acompanhando o programa desde o começo, tenho PPV, e NÃO VI ele afirmando categoricamente que não estava namorando. Michel ainda vai descobrir as conseqüências desastrosas que seu namoro precoce com Tessália causou na opinião do povo, mas ela mesma já está dando o famoso “jeitinho” brasileiro de desviar das próprias pedras que arremessou. E claro, reconquistando os followers perdidos em sua conta no Twitter após o ataque de hackers.

A última eliminação teve um discurso amargo, um “chute no saco” (ou um chute na “tessália” da Tessália - #tessaliaservepratudo) por parte de Bial, e Michel provavelmente não entendeu o que ele quis dizer. O índice de 78% seria o suficiente para compreender a rejeição e acordar para o jogo, mas Michel ainda parece estagnado. Será que um “quarto branco” apaga o luto do rapaz e chacoalha ele?

E Bial representou o que muitos acabaram sentindo da twitteira: ela entrou esnobando o jogo e os participantes, achando que de tudo sabia, que seria fácil, mas ela não botou a mão no lixo. Boninho mesmo desmentiu a conversa que supostamente teve com ela, em que teria dito que ela acertou a análise que fez dos participantes. Os ataques gratuitos e ciumentos a Fernanda (de dois dias pra cá talvez ela passe a ter razão, mas o natural seria deixar a máscara cair), o “romance proibido”, o pedido descarado para participar dos “esquemas” de Dourado, enfim, uma série de fatores levou a “boba” da @twittess a voltar a twittar do lado de fora da casa.

Talvez boa parte dessa edição esteja pautada no desespero dos participantes por um prêmio tão gordo. E eles deixam de enxergar humanismo em si próprios, esquecem-se dos familiares, amigos e admiradores fora da casa (em um caso específico, esqueceu-se da namorada), dos filhos... E aí não adianta nenhum #voltatessalia. O público toma decisões de acordo com aquilo que ele vê; o discurso batido de que "ninguém entende o que se sente dentro daquela casa" não é desculpa. Após dez edições, os novos moradores da casa do BBB deveriam estar carecas de saber (assim como o aeroporto clandestino na cabeça de Dourado, que parece ter aprendido a lição) que O PÚBLICO toma a decisão final. E o que sai aqui fora é o que vale, não o sentimento lá dentro. Auto-controle. Talvez falte isso à maioria na casa.

Nem cabe comentar o comportamento dos “Coloridos” Dicesar, Serginho e Angélica, que já engataram a sexta marcha e saíram na frente dos demais confinados estouradinhos e estão claramente na corrida do milhão e meio. Mas a eliminação de Tessália deixou claro que o grupo está confuso, dividido (e isso graças a algumas articulações da moça) e não sabe se caminha rumo ao caos total ou ao prêmio final.

Vejamos agora se dois paredões triplos e um quarto branco botam ordem no galinheiro.

15 comentários:

Gi @ambulatoriotv disse...

oiii ju
bem vinda pra net bbb
curti o texto ju!

vou dizer o que acho...

a tessalia chegou pronta pra um jogo e encontrou outro, principalmente a pressão que o ser humano sente em um confinamento (turbilhão de emoções por segundo, tudo fica mais intenso do que aqui fora)... eu acho que o jogo perde um pouco sem ela, pois talvez ela conseguiria se moldar , igual dourado já está conseguindo , mesmo ainda com rejeição lá dentro da casa...

tessalia não lembrou que está no brasil da sociedade hipócrita, puritana demais, e aí não teve como evitar a rejeição, fora que a molecada que vive dia e noite no twitter odiava ela muito antes da moça entrar pro bbb, só pq ela sempre teve milhares de seguidores (mesmo com ataque hacker, graças ao bbb, os seguidores estão aumentando novamente), inveja na internet é a que mais corrói...

tessalia foi uma mulher diferente de toda a história do big brother brasil... ela não foi lá pra mostrar o bundão pra sair na playboy, foi pra jogar , se perdeu, não tem carisma, foi julgada pelos puritanos de plantão e crucificada pelos internautas que adoram fazer maldades se escondendo atrás do pc....

bial vai ter que mudar o discurso, pois o telespectador do bbb não amadureceu nada, a molecada internauta tem tomado conta ...

são 10 edições e eu já estou vendo mais um casal fake na final, adotado principalmente por pessoas carentes que acreditam que amor de bbb sobe a serra, bla bla bla

eu queria jogo ...
mas acho que vamos ver o mesmo molde de antes, um casalzinho fingindo amor eterno, não adiantou nada fazer o bbb da diversidade se a própria edição continua fazendo novelinha de amor e da gostosa preferida do bial

bjus
Ju

drluiz disse...

CONCORDO QUASE QUE INTEGRALMENTE COM O POST, PORÉM ACHO QUE O CADU ESTÁ NA DELE E PODE SURPREENDER POIS TEM BOA ACEITAÇÃO AQUI FORA.
BASTA NÃO QUERER INVENTAR, POIS UM MAL PASSO NO BBB TEM GRANDE REPERCUSSÃO CÁ FORA E POE TUDO A PERDER.
A TESSALIA ERA A MELHOR PARTICIPANTE DA CASA, MESMO JOGANDO MAL, POIS AO MENOS ELA TINHA ATITUDE E ISSO PRA MIM É DECISIVO PARA QUEM ENTRA NUM BBB INDEPENDENTE DE GANHAR O PREMIO OU MÃO.
SERGINHO E DI CESAR SÃO FIGURAS NOTÓRIAS DENTRO DO BBB PELAS CARACTERÍSTICAS DE SEUS PERFIS,MAS ESTÃO MAIS COMEDIANTES DO QUE JOGADORES.
NA MINHA OPINIÃO O GRANDE FAVORITO AO PREMIO ATÉ O MOMENTO É O DOURADO SEM DUVIDA ALGUMA.
DOURADO ESTÁ MUITO CONCENTRADO NO JOGO E SABE QUE ESSA SEGUNDA CHANCE É FUNDAMENTAL PARA SUA VIDA E PELO QUE VEJO ATÉ AGORA NÃO HÁ QUEM TIRE DELE ESSE PREMIO, A NÃO SER QUE ACONTEÇA UMA TSUNAMI OU QUE ENTRE UM NOVO E GRANDE PARTICIPANTE NA CASA.

ELENITA, MICHEL, UILLIAN, ELIEZER E ALEX SÃO PARTICIOPANTES SEM SAL ... MEROS COADJUVANTES E BOLAS DA VEZ PARA CADA PAREDÃO ... FERNANDA, CACAU E ANA MARA ESTÃO AQUEM DAS EXPECTATIVAS.
A LIA REAGIU, MAS AINDA NÃO TEM JEITO DE EMPLACAR E A ANGÉLICA ESTÁ FORÇANDO A BARRA ... NADA MAIS QUE ISSO !!!

O BBB CHAMA A ATENÇÃO PELAS INTRIGAS E PELO ESFORÇO DO BIG BOSS EM TENTAR INOVAR, MAS PERDE EM QUALIDADE PELA FALTA DE ATITUDE DA MAIORIA DOS PARTICIPANNTES.
MESMO ASSIM, EM TRATANDO -SE DE UM REALITY SHOW, CONTINUA SENDO UMA GRANDE ATRAÇÃO NA TELEVISÃO BRASILEIRA !!!

@DRLUIZSANTANNA

alexandramatias2009 disse...

juliana tudo bem?
gostei do seu texto, mas olha só, o bial não contou pra casa que tessalia saiu com 78% de rejeição, então ele só ficou com as palavras do bial antes da eliminação, mas pelo jeito só entendeu do jeito que ele queria que fosse!

anamara poderia ter saído, pois ela é pior do que tessalia, fica fazendo papel de pobre que já passou fome, chora toda hora, grita com aquela voz insuportável, pensa que é a voz da verdade, quer ganhar tudo no grito, adora manipular!

alex ainda estou olhando, as vezes acho que é bom ter ele no jogo ainda, como tessalia deveria ter ficado também, o problema que se o público realmente resolve tudo o fim de tudo será como todos os outros bbbs, um par romântico de ocasião na final ou um pobrezinho que disse o programa inteiro que queria comprar uma casa pra mãe

Juliana Negri disse...

Concordo com a minha querida enfermeira e o meu amigão dotô!

Por outro lado, nada muda que o público, independente de maturidade, é quem dá a palavra final e entra muito no que a Gi disse: o Brasil é sim puritano e moralista, quem não lembra da Tarsiana? E como ela saiu de lá depois? Como fama de vagaba! Lógico, eu como boa internauta fiz parte da maioria e cliquei na Tess pra sair. Mas é bom, quando um jogador sai, o próximo se revela. Levando em consideração o público do BBB, Dicesar e Serginho são favoritos ao prêmio. As pessoas gostam de humor, gente humilde ou história de vida forte para apontar um ganhador. E usam o perfil "jogador" como o "vilão". Sábias palavras do internauta que Bial citou: no BBB não tem mocinhos nem vilões, eles são os dois ao mesmo tempo!

barabarinha disse...

ótimo texto :)

como alguns já falaram aqui eu também queria jogo , mas acho que a seleção do bbb sempre peca em incluir muita gente indicada, amigo do amigo, e dá nisso, aconteceu com tessalia, que foi convidada a participar e estava com ar de já ganhou

raphaelministry disse...

Fala pessoal quanto tempo não tinha postagem nova, que bom que voltaram , bom 2010 pra todos.

Eu gosto muito de assistir BBB pra analisar o comportamento humano que é uma caixa de surpresas. Mas eu não voto em BBB , pois sabemos muito bem que o resultado é manipulado, não tem auditoria. Então pra que gastar meu dinheiro em torpedos e dedo no mouse? Prefiro verificar as torcidas, a aceitação ou reijeição, opinar, me divertir.

Gostei do texto juliana, parabéns.

David Novaes disse...

fala mano rapha e todo mundo

é vero os booms estavam sumidos

sempre estavamos por aqui comentando

bbb 10 é dourado o cara tá mandando bem !

janinha disse...

verdade david
bbb 10 não é colorido e sim dourado eheheheheh

janinha disse...

nossa ressurgiu todo mundo ao mesmo tempo ahauhauauhaahu

eu tava comentando só tinha até o da ale e agora tem vários comments

raphaelministry disse...

hahaha aqui também janinha todos juntos

beijos para as gatas

legal todos de volta

Podcast Profanos disse...

eu queria que saisse lia, anamara logo kkkkkk

bjô
Grazi

AJ disse...

É isso aí! Qual o problema de acompanhar e vibrar com certos reality shows?! Enfim, concordo com as suas opiniões praticamente todas.

Personalidade não requer necessariamente arrogância - acho que este é o ponto crucial de vários que estão ali dentro. E convenhamos, alguns estão lá sem o menor significado, a não ser o de representar algumas figurinhas clássicas da série BBB. Mas tudo bem, também estou gostando dessa edição!

Dourado, para confirmar a sua redenção, precisa aprender a não falar certas besteiras. Os coloridos são o ícone dessa edição, porém não são jogadores que me atraem - discordo de estratégias apelativas. E do resto, só consegui nutrir sentimentos de repulsa e irritação, eh eh! Mas como disse por aí, acho que a escolha do Boninho rondou mais ou menos esse objetivo: chega de bonzinhos, quá-quá!

Anônimo disse...

Adorei a analise, certamente esse povo me deixa com sono toda vez que escuto um “quando a gente vê de fora não imagina como é estar lá dentro. É completamente diferente!” zzzzzzzzzzzzz pra eles...
porfa né?
Era de se esperar que depois de 9 bbbs, eles devessem saber como é a dinâmica do jogo ¬.¬’

Anônimo disse...

hoje vai ser engraçado demais ver a cara dos babacas com paredão surpresa, vai desarmar a dona lia mijona falsa que é a li´der mesmo o cadu ganhando, pois ela já está fazendo a cabeça dele pra votar no alex de novo e o resto no dourado , ela joga fingindo ser autêntica, amiga, justiceira, mas não passa de uma cópia mal acabada da milena do bbb9 que obrigava os amigos proteger , brigava quando não faziam algo que ela queria e por ela

daqui a pouco tem a prova do anjo e eu torço pra alguém do puxadinho ganhar , principalmente michel que fez besteira de eliminar o pessoal do puxadinho na prova do lider, ia rolar de rir se michel ganhasse o anjo e imunizasse o alex, pois aí todos irão no dourado e ele com poder supremo e aí quero ver cada um se comprometer votando um em cada um ali a começar pelo li´der babão ahauhauahua

queremos jogo e que boninho faça o favor de não permitir mais que formem a mesma equipe na prova da comida, pois já deu no saco essa briguinha sem pé e sem cabeça de duas casa, tão querendo imitar lado a e lado b do bbb9

Bruna Fernandes disse...

Achei a saída da Tessália justa e merecida

eles n tem noção da exposição a q eles se submetem lá dentro