segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

OSCAR 2009: KATE WINLET, SEAN PENN, PENÉLOPE CRUZ E HEATH LEDGER FORAM OS GRANDES VENCEDORES


Gustavo Dittrichi

A 81ª edição do Annual Academy Awards, a maior premiação do cinema mundial, consagrou o filme Quem Quer Ser Um Milionário com oito estatuetas, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para Danny Boyle. A cerimônia também ficou marcada por grandes números musicais, executados ao vivo, que emocionaram e encanaram tanto platéia artística quanto ao público que assistia pela televisão.

A noite da cerimônia da 81ª Academy Awards começou com um bem-humorado número musical protagonizado por Hugh Jackman, que foi o mestre-de-cerimônias da noite. Com simpatia, ele conduziu perfeitamente a cerimônia.

O primeiro prêmio da noite foi de Melhor Atriz Coadjuvante, que saiu para Penélope Cruz, por Vicky Cristina Barcelona. A espanhola, ao receber a estatueta, fez um discurso onde misturou espanhol e inglês, dedicando o prêmio a todos os atores e artistas de seu país.

Confirmando o favoritismo, Wall-E, animação da Disney, venceu na categoria de Melhor Animação. A história fala de um tema bem atual: um alerta para a poluição do planeta, que pode nos levar à destruição.

E o Oscar se superou mais uma vez. Em comemoração à volta do musical – comprovado pelo sucesso de bilheteria de Mamma Mia!, que ultrapassou a de Titanic – o visionário Baz Luhrman (diretor de Moulin Rouge) criou um grande número musical com trechos de diversos musicais da Broadway, como Grease, Chicago, Mamma Mia, Sweet Charity, Evita, entre outros. Hugh Jackman teve a ousadia de dividir o palco com a lindíssima Beyoncé, tornando a cena o ponto alto da cerimônia. Participaram ainda do número musical Amanda Seyfried e Dominic Cooper (casal de Mamma Mia!) e Zac Efron e Vanessa Hudgens (casal protagonista da franquia High School Musical). “É a volta do musical!”, declarou Hugh Jackman ao término do emocionante espetáculo.

Veja o vídeo:



Após receber uma homenagem, Heath Ledger consagrou-se ao vencer mais um prêmio póstumo, levando o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Seu pai, mãe e irmã vieram da Austrália para receber o prêmio, em um raro momento na história do Academy Awards. “É uma emoção estar aqui”, disse Kim Ledger, pai de Heath. “Esse prêmio hoje valida a determinação de Heath de ser aceito entre vocês”. A platéia assistiu ao discurso emocionada.


Família de Ledger recebeu o Oscar póstumo.

Danny Boyle faturou o prêmio de Melhor Diretor pelo filme Quem Quer Ser Um Milionário. Ele dedicou a estatueta à esposa e aos filhos. “Vocês todos que ajudaram a fazer o filme merecem esse prêmio”, assinalou. Boyle é conhecido por filmes como A Praia, Extermínio e Trainspotting, longa que o lançou e também lançou Ewan McGregor.

O prêmio de Melhor Atriz foi para Kate Winslet pelo filme O Leitor, após seis indicações. Emocionada, a atriz brincou que sempre esperou pelo momento e que havia praticado muitas vezes com a embalagem do xampu. “Me sinto sortuda por chegar aqui e agradeço a quem sempre acreditou em mim”, declarou ela. Kate ainda fez uma piada com Meryl Streep, dizendo que “ela teria que dar o braço a torcer”.

O eleito para Melhor Ator foi Sean Penn, que já havia ganhado uma estatueta por Sobre Meninos e Lobos, em 2003. O veterano reconheceu seus concorrentes, especialmente Mickey Rourke. “Eu não esperava isso”, disse Penn, que venceu pelo papel onde interpreta um político norte-americano que assumiu sua homossexualidade nos anos 70 e se tornou o primeiro político gay. “Para aqueles que viram sinais de ódio e para aqueles que lutaram contra o casamento gay, esse é o tempo de aceitar direitos iguais para todos”.

E o grande vencedor da noite foi o filme Quem Quer Ser Um Milionário, que faturou oito estatuetas e foi eleito Melhor Filme. “Juntos, fizemos uma jornada maravilhosa”, disse Christian Colson, produtor do filme. “Não tínhamos dinheiro, nem astros, mas tínhamos um roteiro inspirador e um gênio como diretor”.


Veja quem ficou com as estatuetas douradas nas principais categorias:

MELHOR ANIMAÇÃO – Wall-E
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE – Penélope Cruz (por Vicky Cristina Barcelona)
MELHOR ATOR COADJUVANTE – Heath Ledger (por Batman: O Cavaleiro das Trevas)
MELHOR DIRETOR – Danny Boyle (por Quem Quer Ser Um Milionário)
MELHOR ATOR – Sean Penn (por Milk)
MELHOR ATRIZ – Kate Winslet (por O Leitor)
MELHOR FILME – Quem Quer Ser Um Milionário


Fotos: AP

2 comentários:

Unknown disse...

Gente a entrega do Oscar rolou e eu nem fiquei sabendo de nada =(

maldito carnaval !!!!!!

já somos amigos no twitter e queria saber um pouco mais sobre o trabalho de vcs.

anota ai meu email brant.renata@gmail.com

vamos manter contato =]

Bjao!!

Adorei o blog!

Renata Brant - Programa Na Veia

PS: estou seguindo vcs tb

0ooALEoo0 da silva sauro ximba disse...

eu também nem vi, ainda bem que existe o boom pra me atualizar kkk

valeuuu boommmm